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Este blog se destina a quem necessita de material de suporte para planos de aula, foram desenvolvidos por mim e pelos academicos de pedagogia da unicentro, Campus de Laranjeiras do sul, sempre que usar por favor cole nas Referencias o link do blog.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pasta de Brincadeiras


postado Por Fernanda Mossolin, Curso de Formação de docentes
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Brincadeiras pedagógicas

Brincadeira da teia da vida:

Inicia-se formando um círculo com todo o grupo, o primeiro se apresenta e fala sobre os seus objetivos a respeito do curso ou atividade em questão joga o novelo para um colega que esta do outro lado e continua segurando a sua ponta, o colega faz o mesmo, e passa o novelo continuando a segurar sua parte e assim sucessivamente até o último participante formando uma teia. Ao final da teia, faz-se o caminho inverso, enrolando o novelo e falando sobre o que sabe a respeito do curso ou assunto,retornando o novelo pelo mesmo caminho.

Esta atividade recomenda-se para alunos a partir de sete anos. Podem-se adaptar para alunos com idades menores, usando brinquedos, flores, ursinhos etc. O objetivo desta vivência é conhecer o colega, quebrar o gelo, exercitar a oralidade, e trabalhar em grupo.

Brincadeira eu vou dar um abraço: Esta vivência tem por objetivo aprender o nome dos colegas. Organiza-se em circulo, o primeiro fala "vou dar um abraço no João," e sai para dar o abraço, porém antes de chegar até o "João", este fala que vai dar um abraço na "Maria" e sai antes de ser abraçada, a "Maria" fala que vai dar um abraço na "Ana" e assim sucessivamente, quem se deixar abraçar paga uma prenda. Tem por objetivo conhecer o colega, facilitar o entrosamento e descontrair enquanto aprende o nome dos companheiros de classe.

Brincadeira piquenique:

O professor atua como mestre ou comandante da brincadeira, também pode nomear um aluno como tal, estabelece uma lógica que só ele ou o aluno mestre saibam. Pode ser a letra inicial, pode roupa, pode ser instrumento de trabalho, a critério da imaginação desde que siga uma lógica. Começa falando "vamos fazer um piquenique, eu vou levar, "bolo" se a lógica for à mesma letra, só vai quem falar algo que comece com a mesma letra, ex: "bola."

Para se trabalhar com alunos acima de cinco anos, exercita a percepção, a criatividade a lógica, desinibe e proporcionar a interação.

Brincadeira cruzado ou descruzado?

Usando lápis, caneta, vareta ou outro, cruzado ou não, passa entre os participantes e pergunta:- cruzado ou descruzado? Porém observa sem que saibam, como estão as pernas ou braços do participante, que deve responder e tentar perceber a lógica. Pode ser trabalhado com alunos a partir de 6 anos de idade. Trabalha a percepção o raciocínio lógico, e a concentração. 05/03/2010

Brincadeira pega-pega: rua/avenida/alameda

Esta brincadeira é uma das versões de pega-pega e a classe toda pode jogar, um fica comandando,escolhe-se um pegador e um que vai fugir,o comandante fica falando rua, avenida ou alameda,e o corredor e pegador tem que correr no meio da formação a seguir, respeitando o restante do grupo que se organiza em algumas filas, mínimo quatro, de mãos dados conforme o comando, na seguinte formação;

Rua: De mãos dadas com o companheiro do lado;
Avenida:De mãos dadas com o companheiro de tráz e da frente;
Alameda: De braços cruzados.

Essa atividade exercita fisicamente, descontrai, estimula o contato físico, o raciocínio, e a interação entre os participantes. Pode ser feita com alunos a partir de seis anos.

Brincadeira pega-pega o rabo

Forma-se uma ou mais
filas, segurando um na cintura do outro, o primeiro tenta pegar o rabo, que é o último da fila, quando consegue pegar este passa a ser o primeiro da fila que persegue o rabo.

Trabalha a interação, e o contato físico, é um ótimo exercício físico, pode ser trabalhado a partir de seis anos.

Brincadeira detetive.

Forma-se um círculo de cadeiras, viradas para dentro, senta-se cada um em uma cadeira todos deixando sobrar apenas uma cadeira. Atrás de cada cadeira fica um em pé, com as mãos nas costa, inclusive da cadeira vazia, esse da cadeira vazia deve piscar disfarçadamente para alguém que está sentado, que se levanta rapidamente e vai sentar na cadeira vazia, no entanto, quem esta atrás deste e no momento que o outro piscar deve impedir seu companheiro de levantar.

Objetivo: desenvolver a atenção, a convivência em grupo, após uma rodada inverte as posições, quem estava sentado fica atrás da cadeira e quem estava atrás senta. Data:

8º proposta=

Brincadeira Eu sentei no jardim... Com minha (meu) amigo (a).

Forma-se um círculo de cadeiras viradas para dentro todos sentam e uma cadeira permanece vazia, que está ao lado da cadeira vazia inicia fala—eu sentei no jardim com meu amigo... Fala o nome de alguém... Essa pessoa se levanta para sentar na cadeira vazia, e os dois que sentavam ao seu lado disputam a sua cadeira. Quem ganhar a cadeira reinicia falando, eu sentei no jardim com meu amigo...

Objetivo: Reforçar a agilidade a atenção, a concentração, a competitividade e a convivência em grupo.

Brincadeira Tartaruga gigante

Crianças pequenas, até sete anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação. Objetivo do Jogo: Mover a tartaruga gigante em uma direção.
O grupo de crianças engatinha sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.

Propósito: Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.

Recursos: Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.

Número de
participantes:
Mínimo de três, máximo de oito por tapete.Crianças nessa faixa etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar o jogo acabará por si só.


Dicas: No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca. Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.

Brincadeira Sentar em grupo

Objetivo do Jogo: Todo o grupo sentar em circulo de uma só vez mantendo o equilíbrio. Propósito: Perceber a importância e a força do trabalho em equipe e da cooperação.

Recursos: sala grande, quadra ou ao ar livre. Este jogo atinge bons resultados com grupos acima de 15 pessoas.
Duração: cerca de quinze minutos.


Descrição: Peça para que os participantes em pé formem um círculo voltado para dentro dele. Agora se pede que todos virem para a direita, de modo que cada um fique de frente para as costas do colega, como numa fila circular. Cada um deve juntar a ponta dos pés nos calcanhares do colega á sua frente, colocando as mãos na cintura dele;
O facilitador contará até três pausadamente, e as pessoas devem senta-se nos joelhos de quem está atrás, vagarosamente. Todos ao mesmo tempo;
Se alguém perceber que vai perder o equilíbrio deve comunicar ao grupo, imediatamente. Tentar várias vezes até que consigam atingir o objetivo.
Quando houver um equilíbrio, uma coesão no grupo, o facilitador solicitará que todos soltem a mão direita e levantem para o alto. Em seguida, a mão esquerda. Finalmente pede-se a todos que coloquem a mão na cintura do colega a sua frente e, após a contagem até três, por parte do facilitador, levantam-se todos juntos, vagarosamente. Repete-se então o mesmo processo, porém de olhos fechados.Dicas: O grupo perceberá que o equilíbrio conjunto impede que alguém caia ao chão.
É importante distribuir as pessoas de acordo com o peso e altura proporcionais, para que possam sentar-se com tranqüilidade.


Brincadeira: "Chupa ai"

Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.
Materiais: Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeja.

Procedimento: forma-se um círculo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeja no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.
Muito divertida esta dinâmica!
Fonte: Livro: 100 Jogos para Grupos - Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas - Ronaldo Yudi K. Yozo - Ed. Ágora.
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