Sejam Bem Vindos

Este blog se destina a quem necessita de material de suporte para planos de aula, foram desenvolvidos por mim e pelos academicos de pedagogia da unicentro, Campus de Laranjeiras do sul, sempre que usar por favor cole nas Referencias o link do blog.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Água características, estados físicos, utilidades da água.

Duração: 70 minutos Disciplina: Ciências Ano: 4°

Objetivo geral: Estudar a água em seus estados físicos, fases de tratamento, como preservá-la e sua importância para o ser humano e o planeta.

Objetivo específico:

  • Reconhecer os benefícios da água;
  • Identificar os benefícios da água na saúde e o meio ambiente;
  • Identificar as características físicas e os estados físicos da água;
  • Identificar os diferentes usos que se faz da água.
  • Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

Metodologia

Iniciar a aula apresentando o tema proposto, de início, pedir que os alunos falem coisas que podemos fazer com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. fazer no quadro uma lista com todos os itens citados. Conversando entre si, pode descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Lembrar a eles também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo.

No segundo momento, assistir juntamente com os alunos o vídeo sobre a água, depois promover juntamente com os alunos uma conversa, abordando como acontece o ciclo da água, o caminho que percorre até chegar a nossa torneira, como acontece o tratamento, sobre o saneamento e principalmente sobre o uso racional da água, dando ênfase as dicas de consumo consciente., acesse o filme no link:
http://www.youtube.com/watch?v=oEJDGGa8MWU

Em pequenos grupos realizar cartazes de conscientização, sobre o consumo da água, que poderão ser dispostos na escola ou na cidade onde moram. Como atividade de descontração, ensaiar e cantar junto com os alunos a canção dos anexos.

Recursos: Televisão, Quadro negro, cartolinas, material de pintura e colagem como revistas, recortes de jornais, tintas, lápis de cor.

Avaliação: se dará durante a execução da aula observando a compreensão que o aluno obteve sobre o conteúdo e o que ainda precisa ser retomado, levando em conta os objetivos definidos inicialmente.

Anexos: Letra da música; A Água

Cristina Mel

A água quando está no céu é nuvem
Se você ouve um trovão,
Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra
A chuva serve pra encher os rios
A chuva nos dá água pra beber
A chuva faz a planta florescer

Coro
A chuva é água para tomar banho
A chuva é água pra escovar os dentes
É água pra mamãe cozinhar
É água pro papai se barbear

Nenhum comentário:

Postar um comentário